quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quer um conselho? Crie um conselho

Publicado no site http://www.brasil-rotario.com.br. * Damião Lucena é o autor. Ele é associado ao Rotary Club de Patos-Norte, PB (D. 4500), do qual é membro da Comissão de Relações Públicas, e secretário do Conselho de Presidentes dos Rotary Clubs de Patos.



No Rotary devemos compartilhar, principalmente, as ideias que ajudam a ampliar o ideal de servir.
Uma das satisfações do verdadeiro rotariano reside em dividir com os demais companheiros as iniciativas eficazes, aquelas que trazem os maiores resultados.
Fazemos parte de uma mesma instituição, com os mesmos objetivos e, em assim sendo, não temos por que vivenciar um aspecto da disputa que traga em consequência a divisão. Precisamos somar e nada mais consistente nesta direção do que a união.
Uma das maiores conquistas dos três Rotary Clubs de Patos, na Paraíba, foi a criação do Conselho de Presidentes, reunindo os companheiros que já foram, são ou serão dirigentes de uma das unidades rotárias existentes em nossa cidade.
A metodologia de trabalho é simples: os ex, atuais e futuros presidentes dos Rotary Clubs de Patos, Patos-Norte e Patos-Sul se reúnem uma vez por mês objetivando discutir os problemas em comum e traçar projetos em conjunto. Isso não quer dizer que apenas estes podem fazer parte dos encontros, uma vez que as reuniões são abertas a todos os rotarianos.
Para se ter uma idéia da consistência de tal iniciativa, nos três primeiros meses de existência o Conselho de Presidentes dos Rotary Clubs de Patos conseguiu: uma parceria com a Energisa, concessionária de energia elétrica do Estado da Paraíba, para uma campanha em prol da construção de uma sede própria para a Apae de Patos; promoveu a festa da cidade, para celebrar essa que é a capital do Sertão, e conseguir recursos para as três tesourarias; mobilizou ajuda junto ao governo do Estado, além de ter conseguido aproximar as três unidades rotárias por meio do companheirismo. Houve ainda outras iniciativas, como o Dia Municipal da Solidariedade, que ocorre no Natal, mas cujos preparativos se desenvolvem ao longo de meses. A data foi oficializada em lei pelo município dado o seu alcance social.
Esses são apenas alguns exemplos que justificam a criação do Conselho, que, mesmo não tendo um caráter jurídico dentro do Rotary, e sem pretensões a tanto, constitui um instrumento importante no desenvolvimento do ideal do servir, posto que traz resultados concretos.
Com a satisfação de vivenciar uma idéia que deu certo, o grupo que idealizou o Conselho de Presidentes dos Rotary Clubs de Patos passou a defender a criação de tal instrumento em todas as cidades do nosso distrito 4500 onde existam mais de uma unidade, ampliando a união entre clubes e rotarianos, com ganhos consideráveis para a população, nosso público alvo.
Pensando alto sobre a forma como os rotarianos devem proceder, adentramos na perspectiva de, numa segunda etapa, criarmos o Conselho dos Conselhos, com encontros semestrais ou anuais, proporcionando um elo ainda maior, o que facilitará o trabalho do Rotary em todas as suas instâncias.
Otimista como sempre fomos, e com base em solicitações que já nos foram feitas, estamos distribuindo uma minuta do nosso regimento (copiado abixo, após este artigo), ou seja, do Regimento do Conselho de Presidentes dos Rotary Clubs de Patos, como forma de contribuir com os que desejam ver o Rotary cada vez mais forte, dentro do que imaginou e idealizou o companheiro Paul Percy Harris.
Aliás, em visita ao Conselho, o ex-governador distrital Franciso Leandro de Araújo Junior propôs que o mesmo ficasse responsável pelo treinamento dos novos Conselhos Diretores, dada a experiência dos seus integrantes, os quais passaram por praticamente todos os setores dos clubes, incluindo-se a coordenação geral.
Com os cumprimentos do nosso Conselho, reforçando o conselho para que criem, efetivamente, um Conselho – e que mais tarde nos unamos em um mesmo Conselho –, aproveitamos para cumprimentar cada um dos companheiros. Saudações rotárias.

CONSELHO DE PRESIDENTES DOS ROTARY CLUBS DE PATOS
– Regimento interno –

Artigo I – Propósitos e objetivos
O propósito do Conselho é o de patrocinar oportunidades aos Rotary Clubs sediados em Patos de se organizarem em grupo, exercitarem a liderança e ampliarem as sementes dos ideais rotários.
Os objetivos do Conselho são:
1. Difundir cada vez mais os instrumentos do servir, contidos na Cartilha Rotária;
2. Estimular projetos em conjunto, de grande monta, dividindo tarefas e resultados para um maior atendimento às comunidades;
3. Promover um fórum permanente para discussão e solução de problemas em comum;
4. Vivenciar o verdadeiro companheirismo entre os Rotary Clubs e os associados.

Artigo II – Das reuniões
1. As reuniões ordinárias do Conselho serão realizadas mensalmente sempre na última sexta-feira do mês, às 17h30, alternadas entre as sedes dos Rotary Clubs ou local previamente indicado por eles, de forma que haja sempre um rodízio.
2. As reuniões extras, bem como as festivas, passeios, atividades conjuntas com os Rotary Clubs ou outras entidades e campanhas comunitárias serão marcadas e comunicadas aos associados com antecedência de pelo menos uma semana.
3. Qualquer reunião ou atividade do Conselho somente será considerada oficial se tiver a presença de um ou mais membros de cada Rotary Club da cidade de Patos.

Artigo III – Conselho Diretor
1. O Conselho Diretor será formado pelo presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, secretário, tesoureiro e diretor de protocolo.
2. A eleição para o Conselho Diretor será realizada a cada três anos, com a definição dos dirigentes de cada período, alternados pelos três Rotary Clubs, com antecedência de no mínimo 02 (dois) e no máximo 06 (seis) meses do início do ano rotário do indicado. O presidente entrante e o indicado serão, respectivamente, o primeiro e segundo vice-presidentes.
2.1. Os candidatos aos cargos do Conselho Diretor deverão se inscrever com pelo menos uma semana de antecedência das eleições, junto à secretaria em atuação no período.
2.2. Os candidatos deverão ser membros do Conselho há pelo menos 01 (um) ano, com exceção da primeira diretoria, contando como requisito para tal a condição de associado fundador.
2.3. A eleição será realizada com a presença da maioria simples dos integrantes do Conselho, em reunião ordinária, marcada com no mínimo um mês de antecedência.
2.4. A eleição será por aclamação ou por votação simples. No caso de empate ou impasse, o cargo em questão será assumido pelo integrante com mais tempo de atuação no Conselho de Presidentes.
3. A posse do Conselho Diretor se dará no início do ano rotário, à exceção da primeira diretoria, que assumirá logo após a sua eleição, ficando com uma gestão maior até que complete o período que coincida com o início do próximo ano rotário, regularizando o período das gestões dos Conselhos em conformidade com os clubes.
4. A realização de reuniões extraordinárias para efeito de deliberações ficará a critério do presidente do Conselho e ocorrerão sempre ele que julgar necessário, em data, hora e local previamente combinados.
5. O presidente do Conselho de presidentes dos Rotary Clubs de Patos poderá nomear tantas comissões quantas julgar necessárias para o bom desempenho das metas propostas para o seu mandato, sempre com a aprovação do Conselho Diretor.

Artigo IV – Associados e frequência
1. Poderão ser associados do Conselho presidentes, ex-presidentes e presidentes entrantes de qualquer um dos Rotary Clubs sediados em Patos.
2. A admissão de um novo associado será vinculada à sua frequência às reuniões ordinárias (no mínimo três seguidas), exceção feita aos associados fundadores.
3. Será cobrada jóia de admissão dos associados, no valor de R$ 5 (cinco reais) e mensalidade de igual valor, cujos recursos objetivam a manutenção das atividades (material de expediente e eventos definidos pelo Conselho).
4. A posse oficial dos novos associados será realizada em data e local oportunos, durante reunião festiva.
5. As regras de frequência serão as mesmas levadas a efeito pelos Rotary Clubs, com o adendo de que o associado desligado, após três faltas sequenciadas não justificadas, somente terá direito a reingresso após a frequência de três reuniões consecutivas e quitação das obrigações financeiras referentes ao período de afastamento.

Artigo V
Este regimento interno poderá ser emendado pela maioria dos votos dos associados desde que tenha sido aprovado pelo Conselho Diretor e desde que não venha a contrariar qualquer artigo do Estatuto do Conselho de Presidentes dos Rotary Clubs de Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário