quinta-feira, 21 de julho de 2011

Presidente do Rotary International

Meus queridos irmãos e irmãs no Rotary,

Todos nós ansiamos por mudar o mundo – por que mais seríamos rotarianos? Acreditamos que o mundo pode ser mais feliz, saudável e pacífico, e que podemos criar esse mundo melhor por meio do nosso servir.


Em 2011-12 pedirei ao rotariano para que Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade. Vou pedir a vocês que busquem, em primeiro lugar, dentro de si, que entendam que todos nós, em qualquer lugar, temos os mesmos sonhos, esperanças, as mesmas aspirações e dilemas semelhantes. Quando compreendermos e verdadeiramente sentirmos que as necessidades dos outros são as mesmas que as nossas, começaremos a entender o quanto nosso trabalho é importante.


Neste ano teremos três ênfases em nosso serviço rotário. A primeira delas será a família. A família e o lar são o cerne do nosso trabalho – todo o nosso serviço começa aqui. E por meio da família aproximamos toda a nossa comunidade e toda a humanidade, formando uma grande família, na qual todos se preocupam com o bem-estar uns dos outros. Em tempos de alegria e em tempos de necessidades, ninguém nunca está sozinho.


Nossa segunda ênfase será a continuidade, para identificarmos as coisas que fazemos bem e levá-las ao próximo nível. Devemos construir o nosso sucesso, ampliá-lo e tentar melhorá-lo ainda mais. Sem dúvida, a nossa maior obrigação é o Polio Plus, e o sucesso dele nunca esteve tão próximo.


A nossa terceira ênfase será a mudança. Devemos entender que a mudança verdadeira tem de começar conosco, a partir de nós mesmos. Não podemos compartilhar a paz com os outros se não tivermos o que oferecer. Não podemos cuidar do mundo todo sem antes tomar conta daqueles que estão próximos a nós: nossas famílias, nossos clubes e nossas comunidades.


Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. No Rotary, nós nos esforçamos para viver de forma ética e honesta, para compartilhar amizade e companheirismo, para ver o mesmo valor em cada ser humano. Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é comum. Assim, trabalhamos para nos elevar, elevar os outros, e assim abraçar a humanidade.


Juntos, iremos Conhecer a Nós Mesmos para Envolver a Humanidade. E em paz, harmonia e amizade, traremos mudança – e um mundo mais alegre.


O autor é Kalyan Banerjee, presidente 2011-12 do Rotary International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário